Acesso Rápido

Pastoral Familiar

PLANEJAMENTO DE TRABALHO PASTORAL FAMILIAR-2020
APRESENTAÇÃO E HISTÓRICO DA PASTORAL FAMILIAR DA PARÓQUIA

PASTORAL FAMILIAR

O QUE É A PASTORAL FAMILIAR

A Pastoral Familiar é um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada através de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus. Abrange todas as famílias, independentemente de sua situação familiar, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa. A Pastoral Familiar surge como uma resposta da Igreja em favor da Família que, agredida, se desestrutura e tem dificuldades de existir, evangelizar formar verdadeiros cidadãos, conhecedora de seus direitos e deveres.

A Pastoral Familiar possui 4 metas principais:

  • Fazer da família uma comunidade cristã;
  • Fazer com que a família seja Santuário da Vida.
  • Resgatar para a família seu justo valor de célula primeira e vital da sociedade;
  • Tornar a Família missionária e Igreja doméstica.

OBJETIVOS

  • Formar agentes qualificados
  • Acolher toda a família a partir da realidade em que se encontra;
  • Santificar os laços familiares;
  • Oferecer com qualidade formação aos noivos;
  • Despertar a família para o papel de educadora;
  • Oferecer apoio aos casais e famílias;
  • Promover a missão em família;
  • Articular o trabalho em conjunto com as outras pastorais;
  • Estabelecer articulações também com forças externas à Igreja.
  1. HISTÓRICO DA PASTORAL FAMILIAR DA PARÓQUIA

A Pastoral Familiar na Paróquia Nossa Senhora de Fátima foi fundada em 05 de outubro de 1997 pelo Padre João Somette, logo após a vinda de São João Paulo II ao Brasil para participar do II Encontro Mundial com as Famílias.

Esta visita do Papa incentivou e inspirou uma série de iniciativas no país inteiro, o que não se mostrou diferente em Macapá. Como consequência disso, o Padre João Somette trouxe um planejamento para estruturar a pastoral familiar e tratou logo de convidar o casal paroquiano Sebastião de Jesus Nascimento (Sabá) e Leceonila Nascimento (Lecy), nomeando-os coordenadores, assim como estendeu o convite aos casais: Raimundo Fonseca (Gomes) e Deise Silva, Nilson e Nazaré Corrêa e Francisco Gouveia (Chico) e Maria Santos, constituindo assim a pastoral familiar.

Os trabalhos desta equipe iniciaram-se com vários encontros de formação e algum tempo depois de saída de campo visitando as famílias de abrangência paroquial. Os casais se dividiam em grupos e ficavam responsáveis por certos setores (áreas) e daí faziam uma espécie de recenseamento com as famílias.

A partir de 1998 começaram a ser realizados os Encontros de Preparação para Noivos, e, a partir de 2000, pôs-se em prática o projeto de visitação conhecido como “Pastoral em Ação”, baseado em uma iniciativa semelhante realizada na Diocese de Florianópolis, que consistia na realização de visitas aos lares da comunidade com a ajuda das CEB’s. Esta ação rendeu ótimos resultados com a visitação de mais de 30 famílias. Além da evangelização, o projeto consistia no fortalecimento do diálogo entre os membros da família com objetivo de fortalecer a fé cristã, prestar informações e divulgar as ações das pastorais e da paróquia em sua abrangência.

Naquele mesmo período, já tendo como pároco o Pe. José Cláudio Gomes Barros, começaram a ser realizados os casamentos comunitários, iniciativa esta que veio em socorro a muitos casais que, mesmo vivendo em situação financeira difícil, tinham a intenção de regularizar suas situações perante a igreja, vindo a encontrar solução para o problema nesta modalidade de casamento.   

Neste meio tempo, destaca-se também a participação do casal: Arnaldo Jose Ataíde Rabelo e Maria do Desterro Sousa Rabelo que vieram dar a sua participação e colaboração nos trabalhos desenvolvidos pela equipe já existente. Importante ressaltar que o projeto Pastoral em ação foi montando por Arnaldo José e Sebastião Nascimento.

Além das ações e projetos já citados, outros se desenvolviam de acordo com o calendário de atividades programadas e consistiam em reuniões mensais, missas da família, visitas às famílias, formações, avaliações, preparação de encontros para noivos, casamentos comunitários etc…

De lá para cá, outros casais começaram a integrar a pastoral: Renato Barros Barbosa e Carmen Coeli Carvalho Barbosa (2007), Alderico Pinto e Silva e Silvia Karla Winker e Silva (2009), Rildo Brasil de Oliveira Lobato e Solange Maria Vieira Dantas, Lilian Alves Costa Monteiro e Antônio Assunção dos Santos Monteiro, Edson e Nilde (2010), Gama e Edna (2011), Lena Carla da Silva Morais Madeira e José Tadeu da Costa Madeira, Humberto e Elcilene (2012), Olmiro Caxias Coelho, Raimundo Pereira de Almeida e Raimunda Pantoja de Sousa, Mário Sérgio Cardoso e Maria de Belém Virgolino Cardoso (2013), Isa Marques Brito e Enio das Neves Reis, Socorro e Hilário, Cilene e Amaury Lobo, Diego e Soraya (2014), Euládia Souza das Neves e Edson de Paula Sampaio, Ledi Maria Librelotto Taborda e Luis Solon Correa Taborda, Sabrina Campos de Queiroz Aguiar e Raimundo Nonato Aguiar, Salomé e Sérgio (2015), Marceli dos Santos Silva e José Nilson da Silva, Givanilce Socorro Dias da Silva e Márcio Eder Aragão de Souza, Ubiranete do Rosário Costa e Emiliano de Oliveira Costa, Eliana e Alexandre, Armando Brito da Costa e Jandira Monteiro da Costa (2016). Neste ano de 2017, integraram os casais Keila e Arlindo (em 17/02) e Angelo Marcio Vulcão Barbosa e Edinelma Rodrigues Fernandes Barbosa (em 01/03). Alguns destes casais tiveram participação breve e tiveram que se afastar por alguns motivos pessoais.  Importante frisar ainda que, alguns destes casais vieram da Comunidade – Igreja Santíssima Trindade, de Encontro de Casais com Cristo – E.C.C., de encontros de preparações para vida matrimonial, de outro Estado e município e até mesmo cumulam seus serviços com outras pastorais, todos visando propósitos em trabalhar e servir às famílias.

Com a nomeação do novo Pároco, Railson Araújo Carneiro em 20/12/2010, a pastoral familiar foi seguindo a sua agenda e pondo em prática as suas atividades e ações programadas, até que em 11/02/2012, o padre nomeou o casal Rildo e Solange como novo casal coordenador, que ficaram até dezembro de 2019, após longa administração do casal Sebastião e Lecy. E a partir do dia 28/12/19 a nova equipe tomou posse. Casal coordenador: Antônio Assunção dos Santos Monteiro e Lilian Alves Costa Monteiro; Vice coordenador: José Luis da Cunha Pena e Francineide Pereira da Silva Pena; Administrativo e Financeiro: Milton Cesar Morais de Sousa e Maria Aldenice dos Santos Passos Sousa; Pré Matrimônio: Áddison Corrêa de Jesus e Gleice Rodrigues Alves de Jesus; Pós Matrimônio: Vitor Barros da Silva e Inara Padilha da Silva; Casos Especiais: Romildo Cleuson Silva de Souza e Fabíola de Melo Souza    

Há de se ressaltar que a partir de 25 de março de 2014, com a elevação da Igreja Nossa Senhora de Fátima à Santuário Nossa Senhora de Fátima, o casal coordenador diante das inúmeras dificuldades e falta de obreiros, não mediu esforços em estruturar a pastoral familiar.

A perseverança teve seu resultado positivo e assim, em 17 de janeiro de 2017, o casal conseguiu constituir a Pastoral Familiar do Santuário de Fátima nos moldes estipulados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, qual seja, estruturada na forma de Coordenação, Vice coordenação, Secretaria e Setores Administrativo-financeiro, Pré-matrimonial, Pós-matrimonial e Casos Especiais. 

COMO SE ORGANIZA A PASTORAL FAMILIAR E AS SUAS ATRIBUIÇÕES

  1. A) SETOR PRÉ-MATRIMONO
  • Preparação Remota. Articulada com: Crisma, jovens, catequese e escola.
  • Preparação Próxima: Evangelizar namorados e noivos.
  • Preparação Imediata: Diálogo com o Padre, Retiro Espiritual, Rito Sacramental e Celebração.
  1. B) SETOR PÓS-MATRIMONIO
  • Oferecer ajuda e formação para recém casados e grupos familiares;
  • Formação contínua para vida conjugal, familiar e comunitária.
  1. C) SETOR CASOS ESPECIAIS
  • Famílias em situações em conflitos (motivos alheios a sua vontade. Ex. droga, alcoolismo, etc.);
  • Famílias em situações irregulares (matrimônio à experiência; uniões livre de fato; católicos unidos apenas no casamento civil; separados e divorciados sem 2ª união; divorciados que contraem nova união – casais de 2a união);
  • Famílias em situações especiais (matrimônio misto; matrimônio canônico precedido de divórcio civil; os sem-família);
  • Acolher a todos incentivando e acompanhando, conforme sua situação, a participarem da vida da Igreja.
  1. PLANEJAMENTO DESENVOLVIDOS PELA PASTORAL FAMILIAR NO SANTUÁRIO DE FÁTIMA:

1 – Missa da família: realizada sempre no 1º sábado e 1º domingo de cada mês. Mais recentemente as missas de sábado contam com a participação da Pastoral da Catequese e Liturgia (pastoral em conjunto), com objetivo de despertar o interesse das crianças da catequese, juntamente com seus pais, onde por meio de oficinas de leituras promovidas pela liturgia, participarão mais ativamente das proclamações das leituras;

2 – Encontros semanais com os coordenadores e quinzenais com os agentes da pastoral, toda quinta-feira (com datas agendadas no calendário de atividades), visando o planejamento das ações e avaliações;

3 – Participação nas reuniões e formações diocesanas;

4 – Participação no 1º dia do tríduo dedicado à Solenidade da Santíssima Trindade, com a reza do terço e missa;

5 – Organização dos trabalhos relativos à Semana Nacional da Família, assim como participação no evento a nível diocesano;

6 – Com o auxílio da equipe diocesana, promover formação de grupos de palestrantes a nível paroquial para ministrarem palestras sobre os temas do setor dos Casos Especiais e até mesmo de interesse de outras pastorais como catequese, pastoral da juventude, batismo, etc…

  1. AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PASTORAL FAMILIAR NO SANTUÁRIO DE FÁTIMA:

1 – Promover encontros da campanha da fraternidade;

2 – Formação espiritual;

3 – Desenvolver os trabalhos relativos ao Encontro de Preparação para Vida Matrimonial;

4 – Desenvolver os trabalhos relativos à Semana Nacional da Família, assim como participação no evento a nível diocesano;

5 – Realizar visitas domiciliares às famílias e aos seus doentes, assim como em casos de perda de ente queridos, prestando-lhes auxílio diante de algumas dificuldades, como rezar com elas o santo terço e levando-lhes o conforto da palavra de Deus. Nas visitas às famílias são prestadas formação cristã e informações sobre os eventos da igreja;

6 – Participar na feira bíblica promovida pela Pastoral da Catequese;

7 – Colaborar no ofertório do Círio de Nazaré, organizando os trabalhos dos coletores e seu credenciamento;

8 – Auxiliar nos trabalhos do natal solidário;

9 – Outras participações programadas no calendário de atividades para serem desenvolvidas ao longo do ano, especialmente com os jovens da pastoral da juventude; participação nos trabalhos e eventos a nível paroquial (Solenidade de São José, aniversário da elevação do Santuário, trezenário e festividade da padroeira, Solenidade de Corpus Christi, datas comemorativas do pároco, etc…).

  1. DESCRIÇÃO DO PROJETO / ATIVIDADE

Título do Projeto

PROJETO VIVENDO E APRENDENDO           

Período de Execução
 Início:  01/02/2020
Término: 20/12/2020

Justificativa
Tem por foco a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento de parcerias entre a comunidade e outras pastorais, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessas faixas etárias. As atividades serão pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas.

Beneficiários: crianças, adolescentes, adulto até o idoso

Objetivo geral
Promover a discussão de princípios, valores, inclusão, diversificação, construção de ambiente na formação cristã entre as comunidades e outras pastorais a partir das demandas no desenvolvimento de ações.

Objetivos específicos
– Desenvolver ações de inclusão entre os participantes;
– Fortalecer os vínculos na formação cristã;
– Ampliar novos conhecimentos;
– Conhecer as comunidades e interagir com as outras pastorais nas ações.

Metas         
– Ações de inclusão entre os participantes, reuniões, palestras;
– Vínculos na formação cristã nas residências, terços e orações;
– Formação para os agentes da Pastoral;
– Intervir nas ações.

Público Beneficiário (Direto e Indireto):       
De forma direta:
•       100 pessoas entre crianças/adolescentes, adultos e idosos;

De forma indireta:
•        Famílias das comunidades.

Perfil do Público Beneficiário Direto        

Crianças, adolescentes, adultos e idosos, moradores dos Bairros: Santa Rita, Nova Esperança e Alvorada em situação de risco e vulnerabilidade social, em especial:
•       Pessoas e famílias encaminhadas pelo animadores de comunidade;
•       Pessoas com deficiência e doentes com prioridades;
•       Famílias com precário acesso a renda e a serviços públicos e com dificuldades para se manter.

Impacto Social esperado:
É o impacto do benefício social obtido em razão da execução da Pastoral Familiar integrado com as outras pastorais com objetivo da solidariedade e atenção a todos no plano de trabalho. 

Metodologia      
No Cronograma de Execução teremos três (03) metas a cumprir durante o ano, como:

1º) Baseados nos objetivos do Diretório da Pastoral Familiar. Teremos reuniões com coordenadores de cada setor, semanalmente para estudos do diretório e visitas de casos com outras Pastorais; planejamentos das missas nas três igrejas e reuniões/palestras mensalmente com os agentes da Pastoral Familiar.

2º) Visitas aos animadores das comunidades semanalmente com pessoas que os conhecem e sabem do seu trabalho.

3º) Visitar as residências das famílias dos catequizandos, formação cristã, espiritualidades, seleção, indicação para os sacramentos e participação nas missas.

Meta de Atendimento
100 beneficiados entre crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Estrutura Física:
(X) Própria          (  ) Cedida               ( ) Alugada             ( ) Outra

 

  1. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

 

Meta 01

Baseados nos objetivos do Diretório da Pastoral Familiar e planejamento

Atividade / Ação

Pastoral Familiar

Periodicidade

Cronograma / 2020

 

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Encontros com coordenadores/Estudos

Semanal

01

04

04

04

Planejamento das missas

Mensal

01

01

01

01

Contatos com outras Pastorais

Mensal

01

01

01

Encontros com os Agentes da Pastoral

Mensal

01

02

02

Espiritualidades

Trimestral

01

01

Meta 02

Visitas aos animadores das comunidades

Visitas aos animadores das comunidades, fortalecimentos de vínculos de afetividades, solidariedade e respeito

 

Quinzenal

 

 

02

 

02

 

02

Meta 03

Visitar as residências das famílias dos catequizandos

1º Visitas nas residências, pessoas conhecidos

Semanalmente

01

04

04

04

2º Visitas nas famílias, catequizandos, seleção e indicação para os sacramentos.

 

Semanalmente

 

 

04

 

04

 

04

 

  1. RISCOS

Aqui devem ser previstos todos os possíveis riscos das ações, ou seja, tudo que pode dar errado durante sua execução, todos os desafios ou possibilidades de erros, falhas ou imprevistos. Para cada risco deve-se prever uma estratégia para contornar, ou seja, uma solução. Os riscos fazem parte do quando e quanto ocorrerá as ações. 

  1. AVALIAÇÃO

 A Avaliação serão aplicadas após a execução das ações;

O que será avaliado, qual a periodicidade, quem participará, quem será responsável;

Exemplo do que avaliar:

·         Cumprimento dos objetivos/metas;
·         Cumprimento das ações estabelecidas;
·         Participação dos beneficiários nas atividades/ações;
·         Satisfação das pessoas em relação as atividades/ações.

  1. CALENDÁRIO PASTORAL FAMILIAR DIOCESANA e PAROQUIAL/2020

CALENDÁRIO PASTORAL FAMILIAR DIOCESANA e PAROQUIAL/2020

 LOCAL

JANEIRO

 

02/01

Espiritualidade com todas as pastorais

Paróquias

04 e 05/01

Missas da Família

Paróquias

FEVEREIRO

 

01 e 02/02

Missas da Família

Paróquias

08 /02

Formação das novas equipes – 08:00 as 18:00h

Centro Diocesano

20/02

Encontros com os Agentes da Pastoral

Paróquias

MARÇO

 

01/mar

Formação para implantação do CAF paroquial

Centro Diocesano

07 e 08/03

Missas da Família

Paróquias

15/03

Palestra – sobre Nulidade

Paróquia São Pedro

20/03

Espiritualidade

Paróquias

ABRIL

 

04 e 05/04

Missas da Família

Paróquias

17,18,19/04

Formação Comunitária para Casamentos

Paróquias

25 e 26/04

Espiritualidade Mariana (sábado noite e domingo manhã) – Padre André

Paróquias

MAIO

 

01 a 13/05

Festividade de Nossa Senhora de Fátima

Paróquias

02 e 03/05

Missas da Família

Paróquias

09/05

4ª Corrida para a Fé

Paróquias

15/05

Dia Internacional da Família

Paróquias

18/05

Dia Nacional de Combate ao abuso e a exploração sexual de Crianças e adolescentes (Caminhada)

Paróquias

31/05

Missa e Café da Manhã (Verificar igreja)

Paróquias

JUNHO

 

06 e 07/06

Missas da Família

Paróquias

21/06

Lazer com a equipe/Festa Junina

Paróquias

JULHO

 

04 e 05/06

Missas da Família

Paróquias

AGOSTO

 

01 e 02/08

Missas da Família

Paróquias

09 a 15/08

Semana Nacional da Família

Paróquias

16/08

Missa e Café da Manhã (Verificar igreja)

Paróquias

SETEMBRO

 

05 e 06/09

Missas da Família

Paróquias

04 a 06/09

16º Congresso Nacional da Pastoral Familiar

Florianópolis – SC

25,26,27/09

Formação Comunitária para Casamentos

Paróquias

OUTUBRO

 

03 e 04/10

Missas da Família

Paróquias

01 à 07/03

Semana da Vida

Paróquias

08/10

Dia do Nascituro

Paróquias

11/10

Círio de Nazaré

Paróquias

NOVEMBRO

 

07 e 08/11

Missas da Família

Paróquias

25/11

Dia Internacional de combate a violência contra a mulher

Ação social Paroquial para mulheres

Paróquias

25/11 a 23/12

Novenas de Natal

Paróquias

DEZEMBRO

 

05 e 06/12

Missas da Família

Paróquias

18/12

Confraternização Pastoral Familiar

Paróquias

29/dez

Dia da Sagada Família

Paróquias

 

 

 

 

 

Meta 01

Baseados nos objetivos do Diretório da Pastoral Familiar

Atividade / Ação

Pastoral Familiar

Periodicidade

Cronograma / 2020

 

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Reuniões com coordenadores/Estudos

Semanal

01

04

04

04

Planejamento das missas

Mensal

01

01

01

01

Contatos com outras Pastorais

Mensal

01

01

01

Reunião/Palestras com os Agentes da Pastoral

Mensal

01

01

01

Espiritualidades

Trimestral

01

01

Meta 02

Visitas aos animadores das comunidades

 

Visitas aos animadores das comunidades, fortalecimentos de vínculos de afetividades, solidariedade e respeito

 

 

Quinzenal

 

 

 

 

02

 

 

 

 

02

 

 

02

Meta 03

Visitar as residências das famílias dos catequizandos

1º Visitas nas residências, pessoas conhecidos

Semanalmente

04

04

04

2º Visitas nas famílias, catequizandos, seleção e indicação para os sacramentos.

 

Semanalmente

 

 

04

 

04

 

04

 

 

 

Meta 01

Baseados nos objetivos do Diretório da Pastoral Familiar

Atividade / Ação

Pastoral Familiar

Periodicidade

Cronograma / 2020

 

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Reuniões com coordenadores/Estudos

Semanal

01

04

04

04

Planejamento das missas

Mensal

01

01

01

01

Contatos com outras Pastorais

Mensal

01

01

01

Reunião/Palestras com os Agentes da Pastoral

Mensal

01

01

01

Espiritualidades

Trimestral

01

01

Meta 02

Visitas aos animadores das comunidades

 

Visitas aos animadores das comunidades, fortalecimentos de vínculos de afetividades, solidariedade e respeito

 

 

Quinzenal

 

 

 

 

02

 

 

 

 

02

 

 

02

Meta 03

Visitar as residências das famílias dos catequizandos

1º Visitas nas residências, pessoas conhecidos

Semanalmente

04

04

04

2º Visitas nas famílias, catequizandos, seleção e indicação para os sacramentos.

 

Semanalmente

 

 

04

 

04

 

04

 

 

CALENDÁRIO PASTORAL FAMILIAR SANTUÁRIO DE FÁTIMA/2020

 LOCAL

JANEIRO

 

02/01

Espiritualidade com todas as pastorais

Paróquias

FEVEREIRO

 

08 /02

Formação das novas equipes – 08:00 as 18:00h

Centro Diocesano

MARÇO

 

01/mar

Formação para implantação do CAF paroquial

Centro Diocesano

15/03

Palestra – sobre Nulidade

Paróquia São Pedro

ABRIL

 

24,25,26/04

Formação Comunitária para Casamentos

Paróquias

MAIO

 

01 a 13/05

Festividade de Nossa Senhora de Fátima

Paróquias

15/05

Dia Internacional da Família

Paróquias

18/05

Dia Nacional de Combate ao abuso e a exploração sexual de Crianças e adolescentes

Paróquias

16/05

Espiritualidade da equipe

Paróquias

JUNHO

 

21/06

Lazer com a equipe

Paróquias

JULHO

 

04 e 05/06

Missas da Família

Paróquias

AGOSTO

 

09 a 15/08

Semana Nacional da Família

Paróquias

SETEMBRO

 

04 a 06/09

16º Congresso Nacional da Pastoral Familiar

Florianópolis – SC

25,26,27/09

Formação Comunitária para Casamentos

Paróquias

OUTUBRO

 

01 à 07/03

Semana da Vida

Paróquias

08/10

Dia do Nascituro

Paróquias

11/10

Círio de Nazaré

Paróquias

NOVEMBRO

 

25/11

Dia Internacional de combate a violência contra a mulher

Paróquias

DEZEMBRO

 

18/12

Confraternização

Paróquias

29/dez

Dia da Sagada Família

Paróquias

 

 

 

 

ATUAL COMPOSIÇÃO

ATUAL ESTRUTURA DA PASTORAL FAMILIAR DO SANTUÁRIO DE FÁTIMA

CASAL COORDENADOR
ANTÔNIO ASSUNÇÃO DOS SANTOS MONTEIRO
LILIAN ALVES COSTA MONTEIRO

Rua Paraná, nº 1824 – Santa Rita
C
EP: 68901-260
99112-4322 / 98105-3784

licao-ap@uol.com.br
licaolilias@gmail.com

CASAL VICE-COORDENADOR


JOSÉ LUIS DA CUNHA PENA
FRANCINEIDE PEREIRA DA SILVA PENA

Av. Duque de Caxias, 1134 – Centro
CEP: 68900-071

99189-0121

luiscunhapena@gmail.com
franci.p@bol.com.br

CASAL SECRETÁRIO

 

JOSÉ NILSON DA SILVA
MARCELI DOS SANTOS SILVA

Rua Hildemar Maia, 455 – Apto 201 (Vila Militar da Aeronáutica)
Jesus de Nazaré – CEP: 68908-119

98101-6222/98138-1722 (somente SMS)

marcelisilva_ap@hotmail.com

 

CASAL ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO

MILTON CESAR MORAIS DE SOUSA
MARIA ALDENICE DOS SANTOS PESSOA SOUSA

Rua Manoel Eudóxio Pereira, 919 – Jesus de Nazaré

98119-2027/99144-6767

miltoncesarmorais@bol.com.br
denisesps@bol.com.br

 

CASAL COORDENADOR DO SETOR PRÉ-MATRIMÔNIO

ÁDDISON CORRÊA DE JESUS
GLEICE RODRIGUES ALVES DE JESUS

Rua Manoel Eudóxio Pereira, 1530 – Centro – CEP: 68900-021

99109-5823 / 98104-1010

addison_jesus@hotmail.com
adv.gleicealves@gmail.com

CASAL COORDENADOR DO SETOR PÓS-MATRIMÔNIO

VITOR BARROS DA SILVA
INARA PADILHA DA SILVA

 Av. dos Aimorés, 946 – Buritizal
CEP: 68902-868

98124 – 7179 / 98124 – 7182

vitormcp@yahoo.com.br
inarapadilha@yahoo.com.br

CASAL COORDENADOR DO SETOR CASOS ESPECIAIS

ROMILDO CLEUSON SILVA DE SOUSA
FABÍOLA DE MELO SOUZA

Av. Maria Quitéria, 387 – Trem

98113 – 5440 / 99137 – 6152

romicleuson@yahoo.com.br
fbiasouza29@hotmail.com

AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PASTORAL FAMILIAR NO SANTUÁRIO DE FÁTIMA:

1 – Missa da família: realizada sempre no 1º sábado e 1º domingo de cada mês. Mais recentemente as missas de sábado contam com a participação da Pastoral da Catequese e Liturgia (pastoral em conjunto), com objetivo de despertar o interesse das crianças da catequese, juntamente com seus pais, onde por meio de oficinas de leituras promovidas pela liturgia, participarão mais ativamente das proclamações das leituras;

2 – Reuniões quinzenais realizadas toda 6ª feira (com datas agendadas no calendário de atividades), visando o planejamento das ações e avaliações;

3 – Participação nas reuniões bimestrais diocesana;

4 – Participação nas formações diocesanas;

5 – Promoção de encontros da campanha da fraternidade;

6 – Formação com retiro (momento de busca espiritual);

7 – Organização e desenvolvimento os trabalhos relativos ao Encontro de Preparação para Vida Matrimonial;

8 – Participação nos trabalhos e eventos a nível paroquial (procissão das luzes/Missa em honra à Nossa Senhora de Fátima, Solenidade de São José, aniversário da elevação do Santuário, trezenário e festividade da padroeira, missa em honra à Santa Rita de Cássia, Solenidade de Corpus Christi, datas comemorativas do pároco, etc…).

9 – Participação no 1º dia do tríduo dedicado à Solenidade da Santíssima Trindade, com a reza do terço e missa;

10 – Organização e desenvolvimento dos trabalhos relativos à Semana Nacional da Família, assim como participação no evento em nível diocesano;

11 – Realização de visitas domiciliares às famílias e aos seus doentes, assim como em casos de perda de ente queridos, prestando-lhes auxílio diante de algumas dificuldades, como rezar com elas o santo terço e levando-lhes o conforto da palavra de Deus. Nas visitas às famílias são prestadas formação cristã e informações sobre os eventos da igreja;

12 – Participação na feira bíblica promovida pela Pastoral da Catequese;

13 – Em nível diocesano, colaboração no ofertório do círio de Nazaré, organizando os trabalhos dos coletores e seu credenciamento;

14 – Realização de novenas de natal;

15 – Participação na missa da Sagrada Família.

16 – Com o auxílio da equipe diocesana, promove formação de grupos de palestrantes a nível paroquial para ministrarem palestras sobre os temas do setor dos Casos Especiais e até mesmo de interesse de outras pastorais como catequese, pastoral da juventude, batismo, etc…

17 – Auxílio nos trabalhos do natal solidário.

Outras ações inovadoras para pastoral encontram-se programadas no calendário de atividades para serem desenvolvidas ao longo do ano, especialmente com os jovens da pastoral da juventude.  

“O futuro da humanidade passa pela família.”
São João Paulo II

 

GALERIA DE FOTOS DOS PRINCIPAIS EVENTOS DA PASTORAL

Aniversário de Elevação Casamento Comunitário Confraternizações
Fotos Diversas Domingo de Ramos Encontro de Preparação para a Vida Matrimonial
Espiritualidades Feira Bíblica Festividade de Fátima
Hora da Família Missa da Família Novena da CF
Novenas de Natal Sexta-feira Santa Ofertório do Círio
Panfletagem da Semana Nacional da Família Programa Pastoral Familiar em Missão Retiros
Reunião Diocesana Semana Nacional da Família Missa de apresentação à comunidade dos novos coordenadores 04 e 05/01/2020
Visitas

1ª Espiritualidade Pastoral Familiar com outras pastorais dia 02.01.2020

Missa de Envio na Catedral: Equipes anterior e atual dia 28.12.19

COMPARTILHE