Pastoral Litúrgica

Missão da liturgia é: “Promover a união dos ritos eucarísticos com a comunidade, a fim de que os fieis em sua caminhada espiritual, e de forma orante, testemunhem mudanças de atitudes capazes de manifestar ao próximo o mistério de Jesus Cristo e a verdadeira natureza da Igreja”.

A pastoral litúrgica constitui um campo específico, mas de suma importância para o crescimento da santidade e da missão, articulada com as demais pastorais.

Esta ação tem como objetivo a participação consciente e ativa. Portanto, pastoral litúrgica é a arte de conduzir os fiéis a uma vivência mais profunda do mistério da salvação.

Como pastoral específica, a pastoral litúrgica é uma ação que se realiza na Igreja, com a Igreja e para a Igreja, de forma organizada, planejada e revisada, empreendida por agentes específicos a quem se oferece uma formação específica teórica e prática, com metodologia própria.

Especialmente, fazem parte os leitores, os ministros da sagrada comunhão eucarística, os coroinhas e acólitos , os salmistas, os cantores e instrumentistas, o comentarista e os ministros que presidem etc.

A Igreja Católica sempre reconheceu a importância dos músicos. Em 1999, o Papa João Paulo II escreveu uma Carta aos Artistas, na qual destacou a missão da arte sacra, incluindo a música cristã. “A Igreja tem igualmente necessidade dos músicos. Quantas composições sacras foram elaboradas, ao longo dos séculos, por pessoas profundamente imbuídas pelo sentido do mistério! Crentes sem número alimentaram a sua fé com as melodias nascidas do coração de outros crentes, que se tornaram parte da Liturgia ou pelo menos uma ajuda muito válida para a sua decorosa realização. No cântico, a fé é sentida como uma exuberância de alegria, de amor, de segura esperança da intervenção salvífica de Deus”.

Com este espírito, as equipes de canto do santuário de Nossa Senhora de Fátima  se empenha em fazer de seu trabalho uma verdadeira oblação a Deus. Com ensaios  e formação, procurando realizar  um trabalho de qualificação musical para melhor servir à Comunidade através da música.

ESTRUTURA:

Para o cumprimento de sua missão e atender aos seus objetivos, a liturgia foi reestruturada, promovendo uma distribuição de tarefas, tornando-a mais participativa de forma a manter a unidade entre todos aqueles que de uma forma direta ou indireta agem e interagem com a LITURGIA, revelando-a como uma verdadeira EQUIPE DE LITURGIA.

Atualmente a coordenação e constituída por:
Paulo Martins
Onicelma Gonçalves