PASTORAL DO DÍZIMO

Tesoureira: Maria da Conceição
E-mail: snsfpastoraldodizimo@hotmail.com

MEMBROS DA PASTORAL DO DÍZIMO

Antônia, Arnaldo Rabelo, Aparecida Jane, Edcarlos, João Roberto, Kamilla Santana, Larissa Oliveira, Letícia Oliveira, Lais, Laura, Lourdes Bernadete Ferreira, Marcia Abreu, Maria Joeci, Marivaldo Mendonça, Raimunda Sucupira.

O QUE É O DÍZIMO?

Dízimo é a devolução a Deus, num ato de agradecimento, uma parte daquilo que foi recebido, já que tudo o que temos e recebemos vem Dele e pertence a Ele.

É ato de fé, de esperança e de gratidão, pois, representa a aceitação consciente do dom de Deus e a disposição fiel de colaborar com seu projeto de felicidade para todos.

Assim, esta devolução antes de ser partilha é ação de graças, pois é uma forma concreta de manifestar a fé em Deus na contribuição voluntária que todo batizado deve assumir como gratuidade pessoal.

O QUE É “SER DIZIMISTA”?

Ser dizimista é converter-se. E a conversão implica em deixar de lado nosso egoísmo, o nosso “eu”, renunciar a si mesmo. Somente pela conversão é que conseguimos enxergar as necessidades de nossa igreja, de nossos irmãos carentes dos bens materiais e espirituais. E somente pela conversão atingiremos as três dimensões do dízimo: religiosa, social e missionária.

OBJETIVO DO DÍZIMO

Partilhar, evangelizar, viver e seguir as três dimensões:

• Dimensão Religiosa: o Dízimo deve suprir com recursos, todas as necessidades diretas ou indiretamente ligadas ao culto e aos seus ministros. Gastos com o templo – construção e manutenção, ajuda de custo para o padre, salário dos funcionários, encargos, energia, água, telefone, impressos, paramentos litúrgicos, velas, vinho, partículas, equipamentos de som e audiovisuais, e outros.
  • Dimensão Social: o Dízimo deve suprir as necessidades dos irmãos mais necessitados da comunidade, atendidos pelas Pastorais Sociais. As nossas Pastorais Sociais cuidam da promoção do ser humano (remédios, atendimento psicológicos, alimentos) e neste seu trabalho de misericórdia e compaixão resgatam a dignidade dos irmãos assistidos.
  • Dimensão Missionária: o Dízimo deve sustentar financeiramente as ações de Evangelização das comunidades exercidas dentro e fora do território da paróquia santuário (as comunidades rurais, o seminário, a nossa Rádio São José, Rede Vida e TV Nazaré).

Nesse mesmo compromisso de fidelidade a Deus, somos convocados a proclamar o Evangelho a todos os povos.

QUAIS OS TRABALHOS DOS MISSIONÁRIOS DA PASTORAL DO DÍZIMO?

• Plantões diários, na sala da pastoral, em atendimento aos dizimistas, cadastro aos novos dizimistas e fieis que desejam esclarecimento a respeito do Dízimo;
  • Segundo final de semana de cada mês: Missa do Dízimo (Sábado e Domingo) e no Domingo pela manhã, o Café da Partilha, oferecido pelos missionários do dízimo e colaboradores, a todos da comunidade participantes dessa missa;
  • Reuniões de planejamentos mensais; encontros de espiritualidade e encontros com as famílias dizimistas.