Pastoral da Catequese

A Missão da Catequese é fazer ecoar a Palavra de Deus para as crianças, jovens e adultos e  não se limita a preparar para a celebração dos sacramentos.

A Catequese nos leva a uma iniciação na experiência religiosa e na oração, assim como ao crescimento da Igreja. Ressaltando que a Igreja do amanhã depende da catequese de hoje.

A Catequese é tarefa de toda a comunidade, não apenas de alguns, mas de todos os batizados. Por isso os pais são os primeiros Catequistas de seus filhos.

A Catequese deve despertar a alegria de ser cristão. Assim,  a catequese  preocupa-se não só em levar conhecimento dos mistérios da fé, mas também abrir os corações à conversão.

Não chamamos aula de catequese e sim encontros de Catequese, porque as crianças jovens e adultos, de fato, vêm para um encontro com Jesus, onde o Catequista não transmite conhecimento, mas testemunha sua experiência de vida a luz da Palavra (Bíblia), com a participação efetiva dos Catequizandos no desenvolvimento dos temas.

A Iniciação à Vida Cristã, atual método utilizado pela Catequese, é um processo, uma caminhada, um itinerário com etapas progressivas, com estudo, celebração e vivência da fé. É um caminho a ser percorrido, cujo os pontos principais são: um encontro com Cristo, a conversão, o discipulado, a vida litúrgica, a vivência comunitária e a missão evangelizadora.

Ser catequista é semear a esperança com gestos e palavras e levar a todas as pessoas a mensagem salvadora do amor de Jesus Cristo por nós.

A catequese de primeira Eucaristia introduz a criança e o pré-adolescente na vida da Igreja, compreendendo também uma preparação para a celebração dos sacramentos, apresentando os mistérios principais da fé e comunicando aos jovens e adultos a alegria de serem testemunhas de Cristo no meio em que vivem. Pensamos que a catequese não pode ignorar o delicado período de vida que crianças e pré-adolescentes atravessam no mundo atual. Dessa forma, ela deve ser capaz de ajudá-los a uma revisão de sua própria vida, ao diálogo, apresentando Jesus Cristo como amigo, como guia e como modelo, suscetível de provocar admiração e, como conseqüência, a sua imitação.

O Catequista também deve ter uma formação permanente. Todos somos alunos e discípulos da vida e da fé desde a infância até a terceira idade. O catequista cresce na fé à medida que, inserido no grupo de catequistas, vai ajudando os outros a progredirem na fé. Os apóstolos cresceram na fé seguindo Jesus e evangelizando como Ele. Também o Catequista, ao evangelizar, é evangelizado; enquanto dá, recebe; enquanto faz os outros caminharem na fé, dá largos passos no crescimento da própria fé.

Ser catequista é acolher, com amor e dedicação, uma vocação – missão de fundamental importância, pois quem responde SIM a essa vocação se coloca à disposição para ajudar os que já seguem Jesus a serem discípulos mais conscientes, coerentes, maduros e generosos.

Ser catequista é colaborar com a graça de Deus e com a pessoa, para que ela assuma seu sim a Deus, e avance rumo à maturidade na fé, na esperança e no amor.

Por fim, fica o convite para as pessoas que se sintam chamadas a participarem de nosso grupo. Ser catequista é uma linda missão!

DIA E HORÁRIOS DOS ENCONTROS DE CATEQUESE

Aos sábados:
Pré-Catequese, 1ª Eucaristia, Perseverança – 15h às 16:45;
ŸCrisma Jovens e Adultos – 17h as 18h30min

TERÇO E MISSA DE RESPONSABILIDADE DA CATEQUESE TODAS ÁS SEGUNDAS-FEIRAS

TERÇO-  18h20min
MISSA- 19H

• Semeadores (grupo de catequistas responsáveis pela formação, espiritualidade e celebrações – semeiam o conhecimento, a fé e oração)
  • Anunciadores (catequistas inseridos nas turmas – anunciam a palavra do Senhor)
  • Anjos (grupo de catequistas responsáveis pelo acolhimento de catequistas, pais e catequizandos, controle de saída dos catequizandos, coordenam o material visual: murais, decoração do tempo litúrgico, aniversariantes)
  • Arcanjos (cuidam com zelo pela organização da Catequese e dos recursos materiais)

OBS: Não estão inclusos os Catequizandos inscritos em 2017.

COORDENAÇÃO GERAL DA PASTORAL
LIGIA PIMENTEL MELO TORRINHA