MINISTROS EXTRAORDIÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO EUCARÍSTICA

• ATRIBUIÇÕES (O que lhe é confiado como ministro extraordinário):
  • Auxiliar os ministros ordenados (ordinário) – diácono, presbítero ou bispo – na distribuição da Eucaristia na Missa e em outras celebrações, bem como nos Sacramentos e nos Sacramentais;
  • Distribuir a Eucaristia na Celebração da Palavra, na ausência do ministro ordenado;
  • Levar e entregar a Eucaristia nas visitas aos enfermos e idosos, e àqueles que deles cuidam;
  • Expor o Santíssimo Sacramento para à adoração dos fiéis.
  • Auxílio à funeral:

• Celebração das exéquias no velório (encomendação);
  • Rezar o terço meditado com a família enlutada;
  • Acompanhar a família com orações até o sepultamento (última despedida);
  • Dá assistência à família enlutada durante 7 dias, com a reza do terço e meditação da Palavra (quando solicitado).

• PROGRAÇÃO ANUAL
  • Formação mensal – no segundo sábado de cada mês – tendo como subsídio o livro Manual do Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão e das Exéquias, (Padre Cristovam Iubel), Ser Ministro – quem? para quem? por quê? onde? como? (Pe. Paulo Ribeiro de Freitas), Catecismo da Igreja Católica, (Edição Típica Vaticana), Formação e Orientações para Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. (Pe. Guillermo D. Micheletti) e palestras com o Pe. Railson Araujo Carneiro e convidados.
  • Espiritualidade Mensal: no último sábado de cada mês, no Santuário, com Adoração à Jesus Eucarístico e retiros espirituais.

A pessoa do Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão tem uma importância marcante, porque a Eucaristia faz comunhão, faz comunidade. São homens e mulheres, empenhados que com humildade e doação,

• Adoram Jesus presente no Pão e no Vinho, no serviço do Altar;
  • Zelam para que o Sacrário o Cibório (Âmbula) e a igreja sejam, com seu decoro e asseio, expressão de respeito e amor;
  • Organizam momentos de encontros diante do Sacrário para que Jesus Cristo sinta nosso compromisso de estar com Ele.

Trata-se de um serviço litúrgico que responde as necessidades objetivas dos fiéis, destinados, sobretudo aos enfermos e às assembleias litúrgicas nas quais são particularmente numerosos os fiéis que desejam receber a Sagrada Comunhão.

Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarísticas

Ministros atuantes.

• Áurea Maria Pereira Monteiro de Oliveira (Coordenadora)
  • Carmem Moura Souza e Souza (Vice coordenadora)
  • Adrafram Fernandes Silva
  • Célio Augusto Oliveira dos Santos.
  • Denilson Nélio Oliveira dos Santos.
  • Francisco Gonçalves Miranda Costeira
  • Fátima Sueli Oliveira dos Santos.
  • Maria das Dores Picanço Leal.
  • Marizete Gonçalves
  • Regina Célia de Moraes Costeira.
  • Regina Kátia Borralho Salman.
  • Rosemira Costa Pereira.