Cenáculo de Maria: celebrações são realizadas no 1º sábado de cada mês

Desde o último dia 30 de junho o Santuário de Nossa Senhora de Fátima vem realizando as celebrações do Cenáculo de Maria, movimento da Igreja que possui como característica o “primeiro anúncio” e que visa o esforço de colocar em prática o Evangelho de Jesus Cristo no ambiente onde vivemos. O nome Cenáculo vem do fato bíblico encontrado  em Atos 1, 13-14: “Entraram na cidade e subiram para a sala de cima onde costumavam ficar. Eram Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelota e Judas, filho de Tiago. Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres — entre elas, Maria, mãe de Jesus”.

No Santuário as celebrações estão sob responsabilidade do Movimento Sacerdotal Mariano tendo o apoio do padre Gerson Lúcio. As celebrações ocorrem sempre no primeiro sábado de cada mês com a realização do Terço Mariano, seguido de orações pelo Papa e os sacerdotes e a Santa Missa.

Origem:

A 8 de Maio de 1972, o Pe. Stefano Gobbi participa de uma peregrinação à Fátima e na Capelinha das Aparições põe-se a rezar por alguns Sacerdotes, que para além de traírem a própria vocação, tentam formar associações rebeldes à autoridade da Igreja. Interiormente, uma força o impele a confiar em Maria. Servindo-se dele, como de um humilde e pobre instrumento, Nossa Senhora acolherá todos os Sacerdotes que aceitarem o convite para se consagrarem ao seu Coração Imaculado, para permanecerem fortemente ligados ao Papa e à Igreja a ele unida e conduzirem os fiéis ao seguro refúgio de seu Coração Materno. Formar-se-ia, assim, um poderoso exército, difundido por todas as partes do mundo e reunido, não com meios humanos de propaganda, mas com a força sobrenatural que brota do silêncio, da oração, do sofrimento e da fidelidade constante aos próprios deveres. Pe. Gobbi pediu, interiormente, a Nossa Senhora, um pequeno sinal de confirmação e Ela, antes do fim daquele mesmo mês, pontualmente lhe deu em Nazaré, no Santuário da Anunciação. Origina-se, o Movimento Sacerdotal Mariano desta simples e interior inspiração que, em Fátima, o Pe. Stefano Gobbi teve em oração. Mas, como se concretizaria isto? Em outubro do mesmo ano, tentou-se um tímido encaminhamento, com um encontro de oração e amizade entre três Sacerdotes na paróquia de Gera Lario (diocesede Como): deu-se notícia deste Movimento em alguns jornais e revistas católicas. Em março de 1973 eram cerca de quarenta os sacerdotes inscritos. Em setembro do mesmo ano, dos oitenta padres já inscritos, 25 participaram no primeiro encontro nacional em São Vitorino, próximo de Roma. Em 1974 iniciaram-se os primeiros cenáculos de oração e fraternidade entre os sacerdotes e fiéis; progressivamente, difundiram-se na Europa e em todas as partes do mundo. Até ao final de 1990, o Pe. Stefano Gobbi visitou várias vezes os cinco continentes, para presidir aos cenáculos regionais, completando 600 voos de avião além de numerosas viagens de carro e comboio. E fez 1.446 cenáculos, dos quais 693 na Europa, 485 na América, 97 na África, 91 na Ásia, e 80 na Oceania. Isto constitui uma prova da admirável difusão do Movimento por todo mundo, durante estes anos.

AS QUATRO PROMESSAS
Nossa Senhora fez quatro promessas às famílias· que fizerem o cenáculo:
1) Abençoará o casal e cimentará o seu amor mútuo, defen¬dendo-os contra as chagas do divórcio, da separação e da infidelidade;
2) Salvação das almas dos filhos, defendendo-os de todos os perigos de se perderem;
3) Cuidará de todas as suas necessidades materiais e espi-rituais, pois Nossa Senhora é nossa Mãe, pensa em tudo;
4) Durante o período do castigo promete proteger a família com o Seu manto, contra todos os males.

Formação Para a Vida Matrimonial: Inscrições começam em agosto

Terá início no dia 1º de agosto as inscrições o ...