SANTUÁRIO TEM DOIS NOVOS MINISTROS DA EUCARISTIA

Alan Marcos do Amaral e Jordan Pereira do Nascimento são os mais novos Ministros da Eucaristia do Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Os dois ministros foram enviados pelo reitor do Santuário, padre Francivaldo Lima, no último dia 3, durante a celebração de Corpos Christi.

A cerimônia, marcada por muita emoção, contou com a participação de familiares e amigos dos dois novos ministros e também de todos os demais ministros do Santuário. Além deles foram enviados mais quatro ministros, dois na igreja de São Francisco de Assis e dois na igreja da Santíssima Trindade, que fazem parte da paroquia de Fátima.

O  Ministro da Eucaristia é um membro da comunidade que atua no auxílio de atividades das paróquia, mas especialmente durante a Comunhão. A expressão adequada é Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão. “Extraordinário” porque quem atua de forma ordinária na distribuição da Comunhão é o Padre e o Bispo. O Ministro auxilia os dois nesta atividade. Por isso, muitas vezes sua atuação possui um período de tempo definido.

O auxílio do Ministro da Eucaristia na distribuição da Comunhão não se resume apenas ao ambiente interno da Igreja, pelo contrário: em muitas das vezes o Ministro atua especialmente levando a comunhão consagrada para fiéis que, por algum motivo excepcional, de saúde ou idade, não podem comparecer à Igreja.

Com isso, o Ministro da Eucaristia se torna uma pessoa ativa dentro da comunidade, conhecendo seus membros mais necessitados e podendo levar a Santa Eucaristia, uma palavra amiga, orações e manter sempre um elo da pessoa com sua comunidade.

Dentro da Igreja, os Ministros da Eucaristia também atuam preparando o sacrário, recebendo os fiéis, entregando boletins e fazendo uma contagem prévia para preparar o sacramento da Comunhão, de forma que nenhuma óstia sacramentada falte ou seja desperdiçada

Santuário realizará tríduo de Santa Rita