Acesso Rápido

CÍRIO DE NAZARÉ 2020 ESTÁ ACONTECENDO SEM PROCISSÕES HISTÓRICAS POR CONTA DA PANDEMIA

O segundo domingo de outubro, 11 neste ano, é uma data especial para a devoção dos paraenses. Mesmo diante da pandemia em que o mundo vive, os católicos celebrarão a 228ª edição do Círio de Nazaré, com tema “Ave Maria, cheia de graça”. Na data, os fiéis se reúnem, em Belém, para homenagear aquela que é exemplo de sabedoria, confiança e obediência, Maria.

O Círio é o momento para entender o mistério do “sim” de Maria, um dos eventos fundamentais para a Igreja, que convida multidões à comunhão com Jesus. As manifestações marianas estão espalhadas pelo mundo com o propósito de anunciar o Evangelho. Entre as manifestações está o Círio, a festa da Rainha da Amazônia, padroeira dos paraenses e rainha da Amazônia, celebrada desde o dia 8 de setembro de 1793. Passando a ser realizado no segundo domingo de outubro a partir de 1901.

Este ano o Círio será diferente, sem as procissões e os fiéis no caminhar nas ruas históricas de Belém, mas será forte nos corações e lares dos paraenses, e de centenas de milhares de devotos espalhadas pelo mundo. E claro, seguindo todos os protocolos de segurança e, também, possibilitando ao máximo que todos vivam a sua devoção.

Em pronunciamento oficial o arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, disse: “Para nós, o Círio vai acontecer e deve acontecer, ainda que tenhamos muitas adaptações a fazer. Um Círio diferente, tarefa de todos nós, cristãos católicos que o assumimos como missão, dando exemplo a todos de que somos capazes de abraçar também as cruzes e limitações que nos vieram durante este período!”.

Para que ninguém se sinta excluído, fiéis de qualquer parte do mundo poderão acompanhar a programação ao vivo pelos meios de comunicação da arquidiocese de Belém, que também são os veículos oficiais de transmissão do Círio: TV Nazaré, Rádio Nazaré, Portal Nazaré e as redes sociais. Este ano também a programação será retransmitida pelo canal TV Círio.

TV Nazaré Canal 30.1
Facebook
Rádio Nazaré FM 91,3 MHz
Tv Círio

 Interior vazio da Catedral Metropolitana de Belém (PA). Fotos: Luiz Estumano – Rede Nazaré

As principais celebrações do Círio 2020 não contarão com a presença do público, devido as normas de segurança e saúde. Porém, a organização da Festa de Nazaré busca manter ao máximo as celebrações tradicionais, mesmo com todas as limitações a devoção jamais deixará de existir. Este é um momento em que se vive fortemente a “Fé sem distâncias”, aproximando os féis, independentemente de onde estiverem à uma das maiores festas católicas do mundo.

Entre as principais atividades deste ano estão as missas de apresentação do Manto, a bênção da corda, a descida da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, a missa da translação no sábado de tarde e as missas do domingo do Círio, durante a manhã e à noite. Ainda ao longo da semana haverá as missas da quinzena presididas pelos bispos convidados de várias partes do Brasil, visitas da Imagem Peregrina em diversas instituições, órgãos e departamentos, terço da alvorada, Círio Musical em formato de Live, entre outras atividades que aos poucos vão sendo desenhadas de acordo com a situação da saúde pública.

Para a presidência das celebrações da quinzena o arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, realiza convite para bispos de diversos contos do Brasil. Este ano o convite se limitou à sete celebrantes, devido a situação de saúde atual.

Símbolo forte do Círio

Para que ninguém se sinta deixado de lado e que todos possam se sentir acolhidos por Nossa Senhora de Nazaré, um dos principais símbolos do Círio, a corda, que é carregada por milhares de fiéis nas procissões da Trasladação e o domingo do Círio, este ano não será dividida por estações, mas sim em partes iguais e distribuídas para as 95 paróquias da Arquidiocese, formando um grande rosário de orações e corações. Desta forma o Círio de Nossa Senhora de Nazaré chegará aos bairros dos municípios atendidos pela Igreja de Belém, aproximando a todos da devoção mariana.

A bênção da corda ocorrerá nesta sexta-feira (09) durante a Santa Missa de abertura oficial do Círio, com a apresentação do Manto de Nossa Senhora, na Basílica Santuário, presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. As paróquias da Arquidiocese estarão representadas pelos Vigários das oito Regiões Episcopais . No dia seguinte as paróquias receberão uma parte da corda, para que no domingo do Círio as suas celebrações sejam com entrada solene da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré (da própria paróquia), envolto com a corda do Círio. “Um simbolismo de unidade de todas as igrejas da Arquidiocese, uma representação de um grande rosário de orações e corações”, conta Dom Alberto. Neste mesmo dia os fiéis podem pedir aos padres a dispensas das promessas.

Programação Completa do Círio de Nazaré 2020 : clique aqui para baixar.

É importante lembrar que toda programação detalhada a seguir será transmitida ao vivo pelos Meios de Comunicação da Arquidiocese de Belém e Oficial do Círio de Nazaré: TV Nazaré, Rádio Nazaré, Portal Nazaré e as redes sociais.

Com informações e fotos da Arquidiocese de Belém (PA) e Rede Nazaré

COMPARTILHE

Sobre santuario

Santuário Nossa Senhora de Fátima. Av. Almirante Barroso 1363 Cep.: 68900.040 - Santa Rita Contato: (96) 3222-0963/ (96) 99146-2700 Email: santuarionsfatima.mcp@hotmail.com

Comente

Seu email nao sera publicado. Campos marcados so obrigatorios *

*

x

Checado

Santuário de Fátima promove a 15.ª edição do Curso sobre a Mensagem de Fátima

Iniciativa realiza-se entre 13 e 15 de novembro e será ...