Acesso Rápido

ELEIÇÕES 2020: REGIONAIS DA CNBB OFERECEM CONTRIBUIÇÕES PARA QUE A PRÁTICA DA POLÍTICA BUSQUE SEMPRE A JUSTIÇA E O BEM COMUM

A partir desta segunda-feira, 5 de outubro, teve início a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV para Eleições Municipais 2020. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a propaganda eleitoral é aquela que promove o candidato e a sua plataforma eleitoral no âmbito público. Por meio dela, os concorrentes do pleito podem pedir votos aos eleitores.

Esse período é importante para que os eleitores conheçam as propostas dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. Para colaborar com os cristãos católicos no discernimento e escolha dos candidatos que concorrem às eleições deste ano, diversos Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) elaboraram cartilhas com orientações que refletem sobre política e Igreja, o papel do eleitor consciente e o combate às notícias falsas como é o caso do Regional Sul 4, que compreende as dioceses de Joinville, Lages, Chapecó, Tubarão, Rio do Sul, Caçador, Joaçaba, Criciúma e Blumenau e Arquidiocese de Florianópolis.

O documento dos bispos de Santa Catarina, lançado dia 1º de outubro, tem o intuito de contribuir para o exercício da cidadania. “Nas eleições estaremos exercendo o direito e o dever de votar. É um momento marcante para juntos construirmos um país melhor”, declarou o bispo de Joinville (SC) e presidente do Regional Sul 4 da CNBB, dom Francisco Carlos Bach.

Meu Voto Importa

A partir do dia 15 de outubro o Regional lança também uma série de vídeos nas redes sociais que vão aprofundar os temas trabalhados no texto. Além de programas de rádio e podcasts refletindo as orientações e o processo eleitoral em 2020. Os programas serão exibidos nas rádios católicas de Santa Catarina e rádios parceiras.

Igreja em Goiás e Distrito Federal

O trabalho de orientação dos fieis também tem sido realizado pelo Regional Centro-Oeste da CNBB, que abrange o estado de Goiás e o Distrito Federal. O documento lançado na quarta-feira, 30 de setembro, os bispos enfatizam que as eleições deste ano são uma nova oportunidade carregada de esperança na construção de municípios mais justos e solidários.

Na mensagem, os bispos alertam para a conscientização de que as eleições são um processo muito importante e indispensável para a comunidade e oferecem algumas orientações práticas em vista do processo eleitoral como não dá crédito a candidatos que querem comprar voto; observar se o candidato defende ou não a dignidade da pessoa humana e da vida em todas as suas etapas, desde a concepção até a morte natural; desconfiar de candidatos com campanhas milionárias; observar se o candidato tem seu nome envolvido em corrupção ou fraude.

“Queremos colaborar com a formação de uma comunidade com pessoas exercendo diferentes funções, entre elas prefeito e vereadores, que sempre podem fazer um pouco mais pelo bem de todos. Além disso, cremos no Espírito Santo que continuamente assiste aqueles governantes que se deixam conduzir por Ele”, diz a mensagem.

Foto capa: Reprodução Internet
COMPARTILHE

Sobre santuario

Santuário Nossa Senhora de Fátima. Av. Almirante Barroso 1363 Cep.: 68900.040 - Santa Rita Contato: (96) 3222-0963/ (96) 99146-2700 Email: santuarionsfatima.mcp@hotmail.com

Comente

Seu email nao sera publicado. Campos marcados so obrigatorios *

*

x

Checado

Santuário de Fátima promove a 15.ª edição do Curso sobre a Mensagem de Fátima

Iniciativa realiza-se entre 13 e 15 de novembro e será ...