Acesso Rápido

A Amazônia está em chamas é tema de webinário nesta segunda-feira (10), às 17h

Durante esse mês de agosto, a Assembleia Mundial pela Amazônia convoca a todos para um Mobilização Mundial contra as queimadas e a destruição da Amazônia. Aqui no Brasil, serão realizados dois webninários sobre a situação da Amazônia.

O primeiro vai ser o webinário: Amazônia está em chamas, marcado para esta segunda-feira, 10 de agosto, às 17h, que vai ajudar a compreender o que está acontecendo e relançar uma série de ações. A transmissão vai ser pelo Youtube e Facebook: /forumpopulardanatureza

“Com a atual crise socioambiental pela qual passa a região Amazônica, que articula um conjunto de práticas predatórias baseadas na ideia de que os recursos são inesgotáveis e de que o mato não tem valor, os cientistas estão apontando o que eles chamam de uma situação de ‘não retorno’ com um desmatamento que avança para quase 25% da floresta. A partir daí por haver um processo de savanização e empobrecimento da biodiversidade que jamais poderá ser recuperado”, afirmou a ecóloga Ima Vieira, pesquisadora do Museu Paraense Emílio Goeldi e assessora da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam-Brasil), no lançamento da campanha “Amazoniza-te”, organizada pela Comissão Episcopal para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com outras organizações eclesiais e da sociedade civil, no dia 27 de julho.

A campanha surge atenta ao contexto onde as violências contra os povos tradicionais que tem sido agravada pela pandemia da Covid-19, pelo desmatamento e a grilagem, as queimadas, a mineração e o garimpo. A “Amazoniza-te” faz parte da mobilização pós Sínodo para a Amazônia realizado no Vaticano, em outubro de 2019.

Dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), gerados com base em imagens de satélite, mostram que o número de queimadas no bioma Amazônia no mês de junho maior foi o maior desde 2007. Segundo o levantamento, foi um aumento de 19,6% em comparação com o mesmo mês no ano passado. Em junho deste ano, foram 2.248 focos ativos, em 2019, 1.880.

Segundo a Assembleia Mundial pela Amazônia essas ações do mês de agosto são para debater sobre a importância da Amazônia para o planeta e para a sobrevivência humana na Terra. E não para por aí. Na próxima quarta-feira, dia 12 de agosto acontece o segundo webinário, este com o tema: Amazoniza-te Brasil!

A transmissão será ao vivo às 17h pelo Youtube e Facebook: /forumpopulardanatureza

https://youtu.be/XcivzyvJLz4

 

 

 

COMPARTILHE

Sobre santuario

Santuário Nossa Senhora de Fátima. Av. Almirante Barroso 1363 Cep.: 68900.040 - Santa Rita Contato: (96) 3222-0963/ (96) 99146-2700 Email: santuarionsfatima.mcp@hotmail.com

Comente

Seu email nao sera publicado. Campos marcados so obrigatorios *

*

x

Checado

Santuário de Fátima promove a 15.ª edição do Curso sobre a Mensagem de Fátima

Iniciativa realiza-se entre 13 e 15 de novembro e será ...