Acesso Rápido

Componente solidária da venda da Imagem Comemorativa do Centenário da Primeira Escultura de Nossa Senhora de Fátima reverte para a Casa de S. Miguel

O projeto liderado pela Associação Empresarial Ourém-Fátima contou com a assessoria do Santuário de Fátima 

O Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima, acolheu esta manhã a apresentação de uma imagem comemorativa do centenário da Imagem de Nossa Senhora de Fátima. Este projeto surge através de uma parceria entre a ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, o Santuário de Fátima e a Imprensa Nacional – Casa da Moeda.

Esta imagem, com cariz solidário, contou com assessoria do Santuário de Fátima na elaboração de textos e seleção de imagens.

A venda desta imagem comemorativa inclui uma componente solidária que reverterá a favor da Casa de S. Miguel, um dos projetos do Centro de Ação Social do Santuário de Fátima, para apoio às crianças e jovens residentes neste centro.

O padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, considera esta vertente social a atividade “mais discreta, mas não a menos presente” na instituição

“O Santuário de Fátima manteve sempre e de forma continuada uma ação social junto dos mais desfavorecidos”, explica o responsável, e deste modo a Casa S. Miguel é um dos projetos desta linha de ação mais social, mas há muitas outras, “e aquilo que temos consciência clara é que esta atual situação criou um conjunto de novas necessidades às quais o Santuário não se escusará”.

O sacerdote lembrou que na atual conjuntura os pedidos de ajuda aumentaram e o Santuário não deixará de os atender-

“Mesmo com a quebra de receitas não vamos, de forma alguma, deixar de manter esta vertente social; aliás vamos ter de reforçar porque nesta fase as necessidades que nos cercam são enormes e o Santuário não deixará de dar o seu apoio a quem mais necessita”.

A Casa de S. Miguel nasceu em 1995, e insere-se na Pastoral Social do Santuário de Fátima, prestando um serviço caritativo a crianças e jovens em risco. É uma casa de acolhimento residencial de permanência longa, e tem como missão acolher para capacitar e reintegrar crianças e jovens, proporcionando-lhes uma estrutura de vida humanizada pela promoção e reforço das suas competências e habilidades, apostando num envolvimento e capacitação de um crescimento integral de cada criança e jovem através de uma articulação multidisciplinar. A Casa de S. Miguel procura garantir todos os cuidados adequados às necessidades de cada criança e jovem ali institucionalizado, oferecendo todas as condições que possibilitem a sua educação, bem-estar e desenvolvimento num ambiente o mais familiar possível.

Dos 25 euros que custa a imagem, à venda nas lojas do Santuário e no comércio tradicional de Fátima, e também na loja on line do Santuário de Fátima, um euro reverterá para a Casa de São Miguel que aplicará o donativo no projeto “Eu e os outros num corpo são e mente sã”, e pretende dar resposta a alguns problemas encontrados, apostando num conceito de equilíbrio que permita estabelecer uma relação mais próxima entre as crianças e o mundo. Assim serão construídos espaços específicos à atividade física, com a construção de uma sala munida de equipamentos desportivos e um espaço exterior para a prática de desportos individuais e coletivos.

A Estátua, produzida em poliestireno, encontra-se protegida por uma redoma, à semelhança da Imagem venerada na Capelinha das Aparições, e é desprovida de coroa, tal como a primeira escultura de Nossa Senhora de Fátima. A beleza e simplicidade da Imagem, de cor única, pretende transmitir a paz e o despojamento, convidando à meditação, à oração e à celebração da Fé. Cada peça é acompanhada de um livro explicativo, em 7 idiomas, e Selo de Certificação numerado emitido pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda.

Trata-se de uma edição limitada de 25 mil exemplares, todos numerados e com selo holográfico da Imprensa Nacional – Casa da Moeda. A imagem O será simbolicamente entregue ao Papa Francisco, que receberá a Imagem com o número 0. As imagens 1 e 13 foram entregues ao Santuário de Fátima pela simbologia dos respetivos números de série. 

O padre Carlos Cabecinhas considera que a Imagem venerada da Capelinha das Aparições, e que este ano comemora 100 anos, “deu início a uma nova representação de Maria”.

“A imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima é o mais significativo símbolo de Fátima, dos acontecimentos que lhe deram origem e da sua mensagem”, afirmou ainda, lembrando que este esta Imagem “ultrapassa largamente os horizontes de Fátima e de Portugal, no decurso de um século, esta escultura tornou-se num dos mais conhecidos ícones de Nossa Senhora do mundo católico”.

COMPARTILHE

Sobre santuario

Santuário Nossa Senhora de Fátima. Av. Almirante Barroso 1363 Cep.: 68900.040 - Santa Rita Contato: (96) 3222-0963/ (96) 99146-2700 Email: santuarionsfatima.mcp@hotmail.com

Comente

Seu email nao sera publicado. Campos marcados so obrigatorios *

*

x

Checado

Materiais da CFE 2021 já começam a ser oferecidos pelas Edições CNBB

Já estão disponíveis alguns dos materiais da Campanha da Fraternidade ...