O que é a Santíssima Trindade?

No Brasil tem muita gente que gosta de fazer trilhas. Num passeio em grupo, aconteceu que, junto de alguns amigos, decidi acordar mais cedo para buscar a principal atração do local: uma cachoeira. Profunda decepção quando chegamos ao final do caminho: quatro metros de altura e uma queda de água que não fazia justiça ao nome de cachoeira. Depois disso, voltamos para encontrar o grupo, prestes a sair para a trilha. Parecíamos nos encaminhar para reencontrar a mesma decepção, dessa vez com o grupo inteiro.

Para resumir a história, o guia nos levou dessa segunda vez pelo caminho certo (que não era tão “intuitivo” quanto pensamos mais cedo) e ficamos sem palavras na frente dessa maravilha de uns 20 metros e de um barulho ensurdecedor. As pedras que iam quebrando a queda da água geravam uma sensação de um ambiente paradisíaco.

.:: Mais sobre a Santíssima Trindade

Pois bem, na nossa experiência da fé, às vezes achamos ter encontrado respostas suficientes, que experimentamos tudo o que havia para experimentar, que vivemos tudo o que havia para viver.

Cabe lembrar que nem toda experiência de fé toca o mesmo mistério. Para alguns, é um sentimento forte que até faz vibrar; para outros uma ideia muito clara a respeito do sentido da vida; em outros casos, um encontro profundo na oração. Mas, na verdade, existe uma hierarquia das verdades da fé e precisamos ser guiados até ela, aliás, precisamos que ela venha como que “de fora” até nós.

.:: Reze a oração à Santíssima Trindade

Voltando ao nosso tema, “o mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. É o mistério de Deus em Si mesmo. É, portanto, a fonte de todos os outros mistérios da fé e a luz que os ilumina. É o ensinamento mais fundamental e essencial na ‘hierarquia das verdades da fé’ “. E para dizer mais, “toda a História da Salvação não é senão a história do caminho e dos meios pelos quais o Deus verdadeiro e único, Pai, Filho e Espírito Santo, Se revela, reconcilia Consigo e Se une aos homens que se afastam do pecado”*.

O que é a Trindade?
Com o Catecismo podemos afirmar sem medo que é “o mistério de Deus em Si mesmo” e, portanto, “fonte” e “luz” dos demais mistérios. Mas tentando ser mais concreto, o que implica esse importante mistério?

Deixemos anotadas duas ideias finais:

– Deus é uma realidade pessoal, aliás, uma comunhão de Pessoas. Quando ouvimos São João afirmar que “Deus é Amor” (1Jo 4,8.16) isso não é um mero conceito abstrato, uma ideia teórica. Na verdade, é uma realidade viva e dinâmica (como é toda relação de pessoas).

– Nessa comunhão de Pessoas que é a Trindade, cada uma tem o seu lugar. Para exemplificar, lembremos da oração do Credo, onde afirmamos crer em Jesus Cristo, o Filho Unigênito, “gerado, não criado”: em Deus, o Qual existe antes de tudo o mais, gerar significa dar tudo, e ser gerado, recebê-Lo tudo. Assim, a vida cristã, a vida em Cristo – o Filho -, consiste fundamentalmente em abrir-nos junto Dele a receber tudo do Pai.

* Catecismo da Igreja Católica nº 234.

ESCRITO POR
Cankin Ma 2020 (arquivo pessoal)
Cankin Ma Lam
Nascido no Equador, filho de pai chinês é apóstolo de plena disponibilidade no Sodalício de Vida Cristã. Atualmente faz caminho ao sacerdócio e estuda teologia na Universidade Católica de Petrópolis.