O que é a Via-Sacra?

Via-Sacra também chamada de Caminho doloroso ou Caminho Santo é o que acontece em nossas paróquias e em nossas igrejas, muitas vezes de maneiras diferenciadas, quando, por exemplo, no interior das igrejas se colocam aqueles quadros recordando os principais momentos da caminhada dolorosa de Jesus.

Segundo o missionário redentorista, Padre Inácio Medeiros, em geral, durante muito tempo na igreja eram 14 estações, hoje, costuma-se acrescentar uma décima quinta que simboliza a Ressurreição.

Como pode ser feita?

Padre Inácio explica que: Pode ser uma celebração litúrgica, pode ser uma caminhada que a comunidade faz recordando os principais momentos, aqueles dolorosos da vida de Jesus, desde que ele foi aprisionado na noite de Quinta-feira Santa até a sua morte na cruz, na tarde da Sexta-feira Santa. O objetivo é ajudar na concentração, na fixação daquilo que nós celebramos.

Em muitos lugares também se faz a encenação do teatro da Paixão de Cristo ao vivo.

Veja abaixo toda a explicação, neste vídeo:

A missão não se reduz a projetos e nem deve ser programática, mas paradigmática

O diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias do Brasil comenta ...