Santuário de Fátima promove itinerário de espiritualidade para aposentados

Santuário de Fátima promove itinerário de espiritualidade para aposentadosIniciativa acontece de 21 a 23 de outubro em Fátima, com momentos de reflexão e de oração, realizados pessoalmente e em grupo O Santuário de Fátima promove de 21 a 23 de outubro um itinerário de espiritualidade para aposentados com o tema «Aqui está o meu caminho».Segundo informações do Departamento da Pastoral da Mensagem de Fátima, a idade sénior é “uma idade nova que o terceiro milénio inaugurou”, e “hoje, as pessoas aposentam-se das suas profissões com capacidade e vontade de recomeçar”.“Fátima abre-se como lugar de encontro para quem na aposentação procura ir mais longe espiritualmente e, porventura, descobrir ou aprofundar dimensões novas da existência que a pressão das etapas anteriores, sobrecarregadas de compromissos, não consentiu”, explica o Departamento da Pastoral da Mensagem de Fátima.Estes encontros “serão oportunidades para uma releitura do séc. XX e os seus dramas e para olhar na esperança realista este vigésimo primeiro que ainda se ensaia entre luzes e sombras e descobrir nele o próprio lugar à luz de Deus, que em Fátima oferece a cada filho o segredo de si mesmo”.Os encontros incluirão tempos de silêncio pessoal e de experiência comunitária, momentos formativos e de partilha, a participação em celebrações e a visita a lugares do Santuário e a exposições.“Fátima é uma mensagem sobre o Coração de Deus e o coração do homem na imagem terna do Coração da Senhora do Rosário, e é ao próprio coração que cada um é chamado, para aí se redescobrir na luz do Coração de Deus que atravessa o Coração da Imaculada”, explica o Departamento, afirmando que esta iniciativa pretende ser isto, para “abrir o futuro à Luz”.
Os momentos formativos serão complementados com momentos de reflexão e de oração, realizados quer pessoalmente, quer em grupo. A celebração da Missa, a oração do Rosário com participação na Procissão das Velas, a Veneração dos Pastorinhos, a Reconciliação ou a Via-sacra serão momentos celebrativos e orantes que perpassarão o programa destes dias, como proposta e ocasião de encontro de cada um com Deus, com os outros e consigo próprio e de experiência da riqueza espiritual que Fátima oferece.
Esta iniciativa da Escola do Santuário e Pastoral Sénior, é gratuita, mas requer inscrição através do link, por telefone (+351 249 539 600) ou ainda presencialmente, na Reitoria do Santuário de Fátima.
O programa iniciará às 10h00 de segunda-feira, 21 de outubro, na Sala do Espírito Santo – Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, e terminará ao início da tarde de quarta-feira.
É possível reservar alojamento e refeições no Santuário de Fátima, através da marcação diretamente junto do Departamento de Hospedagem: hospedagem@fatima.pt.
Para mais informações sobre o itinerário: pastoral@fatima.pt.

ITINERÁRIO TEMÁTICO
1. Fátima na história: «para alcançar a paz»
2. Fátima na história da salvação: «Não tenhais medo»
3. Fátima na história pessoal: «Vim para vos pedir que venhais aqui»
4. Os protagonistas de Fátima: «fazendo-nos ver a nós mesmos em Deus, que era essa luz»
5. A espiritualidade de Fátima: «Quereis oferecer-vos a Deus?»
6. A história pessoal em Fátima: «Aqui está o meu caminho»
7. Uma história eterna: «No Céu, eu peço por ti»

Homilia do Papa Francisco da Missa de abertura do Sínodo

“O fogo de Deus é calor que atrai e congrega ...