Acesso Rápido

Vice-reitor do Santuário de Fátima alertou peregrinos para os perigos da indiferença

Pe. Vitor Coutinho presidiu a missa dominical na Basílica da Santíssima Trindade

O Pe. Vitor Coutinho, vice-reitor do Santuário de Fátima, presidiu esta manhã à missa dominical na Basílica da Santíssima Trindade.  Para esta celebração fizeram-se anunciar nos serviços do Santuário três grupos de peregrinos, oriundos de França, Polónia e Estados Unidos da América.

Através da liturgia proposta para este V Domingo do tempo comum, o sacerdote convidou os peregrinos a refletirem sobre a “importância de alguém que nos acompanhe e nos compreenda, que esteja próximo de nós”, porque “Deus faz isto connosco”.

“Jó queixa-se, mas Deus não o abandona, o Deus de Job aceita os lamentos”, lembrou.

O Pe. Vitor Coutinho explicou que “o Deus de Job, que é nosso Deus, não se cansa de estar ao nosso lado, mesmo quando nós já nos cansámos de confiar nele.

“Podemos não entender as amarguras da vida, sentirmo-nos desmotivados, injustiçados, mas podemos sempre dirigir-se a Deus, porque Deus não deixa de estar próximo de nós, Deus garante que nunca estaremos sós”.

O vice-reitor do Santuário disse que é esta a “garantia” do crente “que vê na oração um conforto à solidão”, porque Deus “aproxima-se e dá-nos a mão para nos ajudar a levantar”.

Deus faz isto de várias formas: “Dá-nos força interior, e através de outras pessoas que se tornam mão de Deus”.

Assim, esta deve ser a “forma de estar perante os outros”, com “proximidade e compaixão”, uma vez que “o mal que atinge a humanidade também nos atinge”.

“Não podemos dar lugar à indiferença”, alertou o sacerdote, explicando que “a indiferença é violenta e agride”.

“A mensagem de um Deus próximo tem de se opor a tudo aquilo que causa indiferença, a indiferença é um mal que nos contagia e torna-nos menos humanos”, reiterou.

Na mensagem de Fátima, S. Jacinta Marto “viveu de forma simples a não indiferença, tendo compaixão e misericórdia pelos que a rodeavam”.

“Aprendamos com a ela a não ficar indiferente à dor dos outros”, pediu o vice-reitor. 

COMPARTILHE

Sobre santuario

Santuário Nossa Senhora de Fátima. Av. Almirante Barroso 1363 Cep.: 68900.040 - Santa Rita Contato: (96) 3222-0963/ (96) 99146-2700 Email: santuarionsfatima.mcp@hotmail.com

Comente

Seu email nao sera publicado. Campos marcados so obrigatorios *

*

x

Checado

Início de ano de 2021 no Santuário

Neste início de 2021, o domingo 03 de janeiro, no ...