Pope Francis (C) celebrates a Holy Mass at traditional 13th May annual pilgrimage to Fatima Sanctuary, Leiria, Portugal, 13 May 2017. Pope Francis is in visiting Fatima on 12 and 13 May on the 100th anniversary of the appearances of Mary. PAULO NOVAIS/POOL/LUSA

Missa de Canonização:Papa abraça Lucas, a criança miraculada

Eram 10h26 quando Francisco e Jacinta Marto se tornaram nos mais jovens santos não-mártires da Igreja Católica, 65 anos depois do bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva, ter aberto os dois processos diocesanos sobre a fama de santidade dos dois videntes.

O rito de canonização, em português como todas as intervenções do Papa, decorreu logo no início da Missa que assinala o termo da primeira Peregrinação Internacional Aniversária do Centenário das Aparições.

O Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, acompanhado pela Postuladora da Causa da Canonização de Francisco e Jacinta, pediu ao Santo Padre que declarasse santos Francisco e Jacinta Marto.

fatima.pt