A arquidiocese do Panamá anunciou que um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) será São Martinho de Lima. Em seu humilde serviço cotidiana tinha o costume de oferecer as melhores flores a Maria como sinal do seu amor filial. Padroeiro dos barbeiros, sua festa é celebrada no dia 3 de novembro.
São Martinho nasceu em Lima, em 1579. Desde a infância, sentiu a predileção pelos enfermos e os pobres. Encarregava-se dos mais humildes trabalhos do convento e era barbeiro e enfermeiro dos seus irmãos de hábito.
Conhecedor profundo de ervas e remédios, devido à aprendizagem que tivera, socorria todos os doentes pobres da região, principalmente os negros como ele. Segundo a tradição, Martinho recebeu muitos dons, como a dom da cura e o dom de estar em vários lugares ao mesmo tempo.
Morreu aos sessenta anos, após contrair uma grave febre. Porém, o padre negro dos milagres, como era chamado pelo povo pobre, deixou sua marca e semente, além da vida inteira dedicada aos desamparados. Com as esmolas recebidas fundou em Lima, um colégio só para o ensino das crianças pobres, o primeiro do Novo Mundo.
a12.com