Acesso Rápido

Santuário de Fátima lembra memória de Francisco Marto

Futuro santo português faleceu há 98 anos
 

Assinala-se hoje o 98º aniversário do falecimento de Francisco Marto, um dos dois mais novos santos não mártires da igreja universal e a data será lembrada esta terça feira em todas as  celebrações do Santuário de Fátima.

Francisco nasceu em Aljustrel, a 11 de junho de 1908, e juntamente com a sua irmã Jacinta e com a sua prima Lúcia viveram em 1917 as aparições de Nossa Senhora.

Nas suas memórias Lúcia recorda o primo, como uma «pessoa de poucas palavras, pacífico e condescendente».

«Para fazer a sua oração e oferecer os seus sacrifícios, gostava de se ocultar até da Jacinta e de mim. Gosto mais de rezar sozinho para pensar e consolar o Nosso Senhor que está tão triste, dizia» refere a Irmã Lúcia. 

Na primeira Aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos Francisco mostrou o seu contentamento na promessa de ir para o Céu e suportou vários sacrifícios por esta promessa.

«Nossa Senhora disse que íamos  ter muito que sofrer! Não me importo; sofro tudo o quanto Ela quiser! O que eu quero é ir para o Céu», conta a Irmã Lúcia reproduzindo as palavras do primo.

Francisco adoeceu a  18 de outubro de 1918, vítima da epidemia da gripe pneumónica que assolou todo o país.

Na doença Francisco sempre se mostrou alegre e contente, pois sofria para consolar Nosso Senhor e sabia que iria para o céu.

Em 2 de abril de 1919, recebeu pela última vez a comunhão:  «hoje sou mais feliz que tu, porque tenho dentro do meu peito Jesus escondido», relembra a Irma Lúcia.

Morreu no dia 4 de abril de 1919, depois de uma dolorosa doença.

Francisco e Jacinta Marto foram proclamados beatos a 13 de maio de 2000, e espera-se agora pela canonização dos dois pastorinhos, depois de ter sido confirmado o milagre da canonização.

A data e local para a cerimónia de canonização vão ser decididos no próximo consistório (reunião de cardeais), no Vaticano, marcado para 20 de abril.

Os restos mortais de Francisco Marto encontram-se sepultados na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Fátima.

COMPARTILHE

Sobre santuario

Santuário Nossa Senhora de Fátima. Av. Almirante Barroso 1363 Cep.: 68900.040 - Santa Rita Contato: (96) 3222-0963/ (96) 99146-2700 Email: santuarionsfatima.mcp@hotmail.com

Comente

Seu email nao sera publicado. Campos marcados so obrigatorios *

*

x

Checado

Materiais da CFE 2021 já começam a ser oferecidos pelas Edições CNBB

Já estão disponíveis alguns dos materiais da Campanha da Fraternidade ...