Acesso Rápido

Artigo de Dom Pedro: O exemplo

Numa segunda feira, pela manhã, Jesus passou pelas ruas da cidade. Carregava uma sacola bem pesada. Levava uma cesta básica a uma idosa que morava afastada e não conseguia mais andar. Empurrou por duas horas a cadeira de roda de um jovem paralítico pelos caminhos do parque. Era o que ele mais desejava havia muito tempo. Brincou por uma hora com uma criança que nunca conseguia segurar e arremessar a bola de volta porque estava com deficiência. Foi ao hospital e sentou ao lado de um doente de câncer que não tinha mais ninguém para visita-lo. Nadou na piscina e pulou do trampolim com um adolescente que tinha medo e do qual todos os colegas caçoavam. Conversou e depois dormiu a noite inteira num banco do jardim junto a um morador de rua que fedia de suor e cachaça. Na manhã seguinte desapareceu. Nenhum jornalista percebeu que Jesus estava na cidade. No entanto aquela velhinha, o jovem paralítico, a criança com deficiência, o rapaz medroso e o morador de rua diziam a todos aqueles que encontravam: – Ontem foi um dia maravilhoso, encontrei uma pessoa gentil. – Nós também podemos ser Jesus, também se não é nada fácil.

No domingo do evangelho da Transfiguração todos ficamos curiosos com o brilho do evento e com alguma inveja dos três discípulos escolhidos. Quem não teria gostado de contemplar a glória antecipada do Senhor Jesus? No entanto, ninguém ficou por lá. Todos desceram. Ainda estavam assustados e medrosos, mas os acompanhavam as palavras do Pai, ouvidas no meio da nuvem: – Este é o meu Filho amado, no qual pus todo o meu agrado. Escutai-o! – Por fim, pouco entenderam da ordem de Jesus de não contar nada a ninguém. Somente após a ressurreição tudo aquilo começaria a ficar claro e luminoso. Daquele dia em diante eles seriam as testemunhas destemidas de uma nova esperança. A morte não tinha mais a última palavra. A luz do amor venceu a escuridão do ódio e do mal. Após os primeiros, novos discípulos vieram e depois mais outros e mais outros. Ninguém mais segurou a Boa Notícia de Jesus, nem as perseguições, as calúnias, as divisões ou, simplesmente, o desgaste do tempo.

Ainda hoje quem se deixa alcançar pela luz do Evangelho, muda sua vida, se transforma numa nova criatura. Deixa de buscar somente os seus interesses e começa a preocupar-se pelos outros. Desiste de querer ser feliz sozinho para fazer felizes os outros. Enxerga as necessidades dos irmãos, levanta os caídos, carrega os pesos de quem perdeu as forças e enxuga as lágrimas dos sofredores. Assim deveria acontecer na vida de todo discípulo de Jesus. Deveria deixar de ser uma imagem desfigurada e apagada de Deus para se tornar uma pessoa humana transfigurada, reflexo brilhante da luz divina. Por isso os cristãos trilham os caminhos da Palavra, sobem ao monte da fé, contemplam a grandeza do amor de Deus, para andar, depois, no meio dos irmãos e serem aquelas pequenas luzes de esperança que tantos almejam e que tão dificilmente encontram.

Será que Jesus precisa voltar para nos ensinar como amar ao nosso próximo? Terá que ser novamente crucificado para nos convencer que é possível mudar situações de abandono e de morte em lugares de vida e alegria? Quaresma é tempo também de solidariedade, fraternidade e partilha. Não basta proclamar com os lábios a fé na ressurreição, precisa atuar como homens e mulheres “novos”, refeitos pela luz da Páscoa. Todos podemos e devemos ser Jesus; nas nossas famílias, onde trabalhamos, estudamos, onde convivemos com os demais, crianças e adultos, jovens e idosos. Não tem desculpas para a bondade. Dificuldades, sim, têm muitas: o nosso comodismo, a nossa indiferença, a nossa insensibilidade, o medo de ser julgados “diferentes” por aqueles que não toleram a generosidade e sempre suspeitam da caridade. A cidade por onde Jesus quer andar é a nossa. Nós somos Jesus vivo hoje. Aqui e agora. Basta sair na rua para encontrar o que fazer de bem e a quem fazê-lo. Melhor sem fotos ou redes sociais. Só por amor, como ele fez.                            

 Dom Pedro José Conti
Bispo de Macapá 
                           

COMPARTILHE

Sobre santuario

Santuário Nossa Senhora de Fátima. Av. Almirante Barroso 1363 Cep.: 68900.040 - Santa Rita Contato: (96) 3222-0963/ (96) 99146-2700 Email: santuarionsfatima.mcp@hotmail.com

Comente

Seu email nao sera publicado. Campos marcados so obrigatorios *

*

x

Checado

Formação Para a Vida Matrimonial: Inscrições começam em agosto

Terá início no dia 1º de agosto as inscrições o ...