Acesso Rápido

Papa Francisco convida peregrinos a «confiar-se» a Maria

Sumo Pontífice reiterou importância do Ano Jubilar do Centenário das Aparições

Na audiência geral da passada quarta-feira, 22 de fevereiro, o Papa Francisco ao saudar os peregrinos alemães, recordou o Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, e a visita que fará a Portugal nos dias 12 e 13 de maio próximo: «Neste ano do centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima, confiemo-nos a Maria, Mãe da Esperança, que nos convida a voltar o olhar para a salvação, para um mundo novo e uma humanidade nova».

Nesta quarta-feira, a Igreja celebrou a Cátedra de São Pedro e o Papa Francisco disse que este é «um dia especial de comunhão dos fiéis com o Sucessor de Pedro e com a Santa Sé», e pediu aos jovens para intensificar a oração em prol de seu ministério petrino.

A catequese do Sumo Pontífice aos cerca de 10 mil fiéis foi sobre a esperança cristã e a criação. O Papa Francisco recordou que Deus confiou-nos a proteção da natureza para que pudéssemos entrar em relação com Ele, agradecendo o seu vestígio. Porém, quando se deixa levar pelo egoísmo, o ser humano acaba por «arruinar» inclusive as coisas mais belas. 

«Infelizmente, a consequência de tudo isso está dramaticamente sob os nossos olhos, todos os dias», por exemplo a água «que nos dá a vida, mas para explorar os minerais, a água é contaminada e destrói-se a criação».

«Se prestarmos atenção, tudo a nosso redor geme: geme a própria criação, gememos nós seres humanos e geme o Espírito dentro de nós, no nosso coração», continuou Francisco.

«O cristão não vive fora do mundo, sabe reconhecer na própria vida e naquilo que o rodeia os sinais do mal, do egoísmo e do pecado. É solidário com quem sofre, com quem chora, com quem está marginalizado, com quem se sente desesperado».

A mensagem Papa foi de esperança: «Quando somos tentados pelo desânimo, pelo pessimismo, caindo em inúteis lamentações ou ficando sem saber que pedir ou esperar, vem em nosso auxílio o Espírito Santo, que mantém vivos os gemidos e anseios do nosso coração. O Espírito vê, por nós, para além das aparências negativas do presente e revela-nos já agora os novos céus e a nova terra que o Senhor está preparando para a humanidade».

Ao final da catequese, o sucessor de Pedro assistiu a uma apresentação circense. O Papa Francisco saudou os artistas da ‘Rony Rollers Circus’ que se exibiram, na Praça São Pedro, com danças e acrobacias, «Continuem a promover a beleza! Continuem a fazer o bem a todos. A beleza leva a Deus», disse.

COMPARTILHE

Sobre santuario

Santuário Nossa Senhora de Fátima. Av. Almirante Barroso 1363 Cep.: 68900.040 - Santa Rita Contato: (96) 3222-0963/ (96) 99146-2700 Email: santuarionsfatima.mcp@hotmail.com

Comente

Seu email nao sera publicado. Campos marcados so obrigatorios *

*

x

Checado

Materiais da CFE 2021 já começam a ser oferecidos pelas Edições CNBB

Já estão disponíveis alguns dos materiais da Campanha da Fraternidade ...