A medalha é de forma circular e “ faz uso de um acabamento dourado e prateado, de acordo com a solenidade da efeméride* ”, e apresenta no centro “três elementos dourados, que sugerem o triângulo que remete para a Santíssima Trindade”.
O anteverso da medalha apresenta um coração, o Imaculado Coração de Maria, “escavado no centro geométrico”, que é o “elemento central da mensagem que na medalha cria um espaço com caráter de moradia, de lugar onde e por onde se entra, de aconchego e de refúgio”.
“O conjunto de linhas douradas, cuja trajetória se desenha entre a forma circular e a forma oval, é, a um tempo, resplendor e expressão do dinamismo de convergência que a legenda inscrita: (‘O meu coração Imaculado conduzir-vos-á até Deus’).
Na apresentação do reverso da medalha indica-se que tem a cor do ouro, que “a simbologia associa ao sagrado”, e mostra um coração de grande dimensão aludindo a Deus “como centro de toda a existência”.
Com o mesmo movimento de luz e as mesmas linhas, o reverso da a medalha comemorativa tem o logotipo do Centenário das Aparições.
ESTA MEDALHA COMEMORATIVA DO CENTENÁRIO DAS APARIÇÕES DE FÁTIMA “APROXIMA-NOS DA SIMBOLOGIA TRINITÁRIA”
*Efeméride – Fato importante em determinada data; a comemoração desse fato, dessa data.
Carlos André Testai
pesquisa e compilação